Pós Graduação em Economia Comportamental: Organizações, Mercado e Sociedade
100% online
Reconhecimento MEC
Descontos imperdíveis

Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."

Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."

Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."

Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."

Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."

Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."

Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."
A economia clássica e seus princípios, baseados em modelo racional e normativo, estão em xeque. Nesta pós-graduação, você compreenderá o quanto a irracionalidade está presente nos comportamentos humanos e como a tomada de decisão é influenciada por vieses cognitivos, comportamentos automáticos e não conscientes. Em contraponto à teoria da utilidade, a teoria da perspectiva surge apoiada na análise de como o indivíduo realmente se comporta e decide. Assim, vem mostrar como realmente nos comportamos frente aos problemas decisórios e às influências do mercado, às influências do ambiente e dos indivíduos com que interagimos.
Confira o trailer deste curso:
GRADE CURRICULAR
As disciplinas desse curso são distribuídas em eixos de conteúdo. Conheça as disciplinas clicando nos eixos abaixo:
1. Psicologia Do Comportamento
1. Economia e psicologia do comportamento
Nessa disciplina os alunos aprenderão sobre as origens e bases históricas da Economia Comportamental. Entenderão sobre a mudança de paradigmas como dos modelos e teorias racionais como a Teoria da Utilidade, indo para modelos comportamentais como da Teoria da Perspectiva, entenderão o processo de formação e identificar modelos mentais, visões de mundo, paradigmas e culturas e as recentes mudanças de grandes paradigmas; Verão como os modelos mentais determinam ações e decisões e como agir sobre isso; entender os conceitos de complexidade e de sistema complexo adaptativo.
Professores:

Em Breve

Renata Taveiros de Saboia
Economista, especialista em Economia Comportamental e membro da Society for Neuroeconomics
2. Irracionalidade na Tomada de Decisão
Entender o conceito de Economia Comportamental e o comportamento humano no processo decisório. Será discutido em profundidade o processo dito irracional de tomada de decisão, como decidimos baseados em heurísticas, como vieses cognitivos distorcem nossa percepção da realidade. O aluno irá compreender como comportamentos automáticos conduzem de maneira não consciente muitas das nossas decisões. O aluno irá entender como a aversão a perda, frames e outros conduzem nossas escolhas.
Professores:

Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.

Renan Alves Gomes dos Santos
Gerente regional de compras, professor e mestre em Administração pela FEA/USP
2. Instrumentos de Economia Comportamental
1. Nudge e outros elementos de arquitetura de escolha
Nudges e influência na decisão como identificar algo em nosso contexto que influencia nosso comportamento de maneira previsível, mantendo nossa liberdade. um mergulho sobre o emaranhado de influências em que vivemos, como as organizações as utilizam e como podemos, de forma ética, construir estímulos que influenciem o comportamento das pessoas.
Professores:

Alexandre Del Rey
Professor da Fundação Instituto de Administração, autor, pesquisador e palestrante nos campos de Inovação, Inteligência Competitiva e Estratégia.

Max Emiliano Yogoro
Fundador do Yogoro Criação & Educação, pesquisador, mestre em Design Estratégico pelo Politecnico di Milano
2. Economia Comportamental aplicada a Políticas Públicas e Sociais
Esta disciplina discute as implicações da Economia Comportamental nas Políticas Públicas. Irá discutir problemas como endividamento, sustentabilidade, impactos climáticos entre outras questões que envolvem as organizações e a sociedade. Irá discutir impactos e aspectos éticos da implementação de arquiteturas de escolha e explorar técnicas de elaboração dessas arquiteturas e suas formas de influência na tomada de decisão.
Professores:

Marcos Telles
Consultor - Professor - Especialista em Gestão da Complexidade e Pensamento Sistêmico.

Fernando Carvalho de Almeida
Vice-presidente executivo do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas e professor
3. Métodos De Pesquisa Em Economia Comportamental
Esta disciplina introduz os conceitos metodológicos e ferramentas voltadas a análise de experimentos e testes de hipóteses em relação a arquiteturas de escolhas propostas para resolver problemas comportamentais. Na disciplina propõe-se combinar discussões conceituais a aplicações práticas. Serão explorados temas como amostragem, realização de experimentos considerando amostras aleatórias. Desenho de experimentos; nos casos de impossibilidade de realização de experimentos: experimentos naturais, quasi-experimentos. Técnicas econométricas aplicadas a economia comportamental
Professores:

Em Breve

Henrique Russo Pinheiro Machado
Diretor-geral e fundador da holding Seven Investimentos
3. Economia, Mercado E Finanças Comportamentais
1. Economia e os contextos de mercado
Introdução; Princípios do pensar economicamente; Economia como ciência; Conceitos importantes; Divisão do estudo da economia; Oferta e demanda; Funcionamento do mercado; Elasticidades da oferta e da demanda; Produção; Custos; Estrutura de mercados; Políticas de preço; Economia da informação; Escolha intertemporal; Aplicações.
Professores:

Em Breve

Ulisses Monteiro Ruiz de Gamboa
Economista da Associação Comercial de São Paulo, professor da FIPE-USP e da FIA
2. Finanças Comportamentais - a irracionalidade da decisão financeira
As Finanças Comportamentais combinam psicologia e economia para explicar por que e como as pessoas tomam decisões aparentemente irracionais ou ilógicas quando gastam, investem, poupam ou emprestam dinheiro.
Professores:

Rosimara Donadio
Consultora Sênior da Inbehavior Lab e professora da FIA e da FIPE

Em Breve
4. Marketing, Neuroeconomia, Neurovendas, decisões de consumo
1. Relação do Marketing com a Ciência do Comportamento
Explorar a relação do marketing com a ciência do comportamento, partindo de teorias do comportamento do consumidor, de forma a aprofundar conceitos aprendidos em módulos anteriores de Economia Comportamental, com aplicações práticas no marketing,
Professores:

Em Breve
2. Neurociências e neuroeconomia
Neuroeconomia é agora uma disciplina estabelecida inserida na intersecção da neurociência, psicologia e economia apesar de ter influenciado menos o campo da economia do que os outros dois campos (Krajbich e Dean, 2015). Ministrar os conceitos de Neuroeconomia
Professores:

Em Breve

Renata Taveiros de Saboia
Economista, especialista em Economia Comportamental e membro da Society for Neuroeconomics
3. Neurociências aplicadas a Processos de Vendas e Decisões de Consumo
Essa disciplina traz três propostas importantes da Economia Comportamental: Vendas: as estratégias comerciais estão no centro das atividades humanas desde o início dos registros históricos das relações entre pessoas. E dos escambos promovidos entre seres humanos às novas relações comerciais tecnológicas (chatbots, por exemplo), diversas áreas das ciências humanas têm produzido observações sobre as mais eficazes formas de conduzir as decisões de consumo e produzir resultados financeiros àqueles que combinam as melhores técnicas e canais de comercialização. Por isso, teremos: · Treinamento e capacitação de equipe comercial · Gestão comercial, metas e liderança orientada à cocriação · Vendas online (e-commerce, apelos e atributos) Compras: Desbravar e mapear todo o caminho até a compra que os clientes percorrem deve ser uma das mais consistentes tarefas dos fornecedores. Pesquisas de natureza qualitativa ou quantitativa têm mapeado o processo decisório do consumidor, buscando entender as necessidades utilitárias ou desejos hedônicos dessa compra. Assim, veremos: · Ciência aplicada à jornada de compra: pesquisa qualitativa e quantitativa · Compras offline (shopper marketing) · Comportamento de compras online (e-commerce) Marketing de Relacionamento: o marketing de relacionamento é a base que suporta as melhores estratégias para se buscar a lealdade do consumidor. A lealdade do consumidor é uma das metas mais desejadas das marcas. Contudo, para alcançá-la, há que se desbravar o que é exatamente “lealdade”, como ela se manifesta, quais os caminhos a percorrer para obtê-la e, depois, como replicá-la. · Diferenças entre retenção e lealdade · O que é lealdade atitudinal · O que é lealdade comportamental · Quais atributos precisam ser desenvolvidos para alcançar a lealdade do consumidor · Marcas icônicas do Marketing de Relacionamento
Professores:

Em Breve

Christian Gomes e Souza Munaier
Diretor da 4GOAL Business Solutions, professor e palestrante internacional
5. Tópicos Especiais
1. Pessoas
O objetivo da disciplina é oferecer ao aluno uma visão estratégica da Gestão de Pessoas na empresa e discutir as habilidades necessárias ao gestor nesse contexto. A empresa moderna vem exigindo uma revisão de conceitos, instrumentos e práticas na gestão de pessoas. Além desses aspectos esta disciplina estimula e oferece instrumentos para que o aluno repense sua carreira profissional e a sua relação com o mercado de trabalho.
Professores:

Celso Juc
Diretor da M&S Desenvolvimento Humano, com pós-graduação em Gestão de Negócios, e-Business e Gerenciamento de Projetos.
2. Economia Comportamental e Tecnologia da informação
Essa disciplina busca elucidar o funcionamento das redes sociais do ponto de vista neurobiológico, assim como os impactos da chamada “economia da atenção” sobre o bem-estar físico e mental. Será abordado como os tipos de comunicação usados pelas redes sociais afetam a sociedade, tanto as organizações quanto as pessoas, e os impactos disso na saúde mental, emocional e comportamental. Discutiremos ainda o funcionamento por trás desses fenômenos mais concretos, discutindo teorias e insumos de como usar as redes sociais do ponto de vista de negócios. O que é e como entender a experiência do usuário Como estruturar e desenhar uma experiência melhor Como experimentar e aprender continuamente sobre a experiência dos seus usuários
Professores:

Em Breve

Flávia Lippi
Palestrante internacional, escritora, especialista em comunicação, neurociências e comportamento
3. Trabalho de Conclusão de Curso
Plano de Negócio voltado a economia comportamental.
Professores:

Fernando Carvalho de Almeida
Vice-presidente executivo do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas e professor
Faça agora sua matrícula e aproveite condições especiais

Mauy Rovai,
Aluno na FIA Online"A escolha pelo curso de MBA na FIA Online foi a junção perfeita entre ter conteúdo de qualidade com o know-how FIA e com a flexibilidade de poder acompanhar as aulas no dia e horário de que se adaptem a minha agenda. O corpo de professores altamente capacitados aliado a constantes participações de executivos do mercado em debates e painéis faz com que o curso consiga sempre estar atualizado."

Naiara Lima,
Aluna na FIA Online"Quando iniciei o curso, fazia pouco mais de 4 meses que eu tinha migrado de área na empresa onde trabalho. Com a pandemia, eu estava em dúvida se valeria a pena ou não começar a estudar online. Me surpreendi com a vastidão de ideias e experiências compartilhadas pelos professores e alunos. As aulas são incríveis e tenho aprendido muito."

Priscila Cremer ,
Aluna FIA Online"Iniciei na turma de MBA online da Fia no curso de Negócios, Inovação e Empreendedorismo e estou encantada! Os professores são de altíssima qualidade e de grande profundidade ao que tange seus ensinamentos, além de conectarem a teoria com a prática de uma forma super atual e realista para este novo mundo (...) Fia como sempre surpreendendo-nos e sendo disruptiva neste mundo vuca."

Adalberto Maciel,
Aluno FIA Online"Percebi que estudar na FIA seria o diferencial que eu precisava conquistar no mercado e colocar em prática todos os projetos que estavam "engavetados". E de fato, é o que está acontecendo agora e por incrível que pareça já consigo experimentar bons resultados. Professores, Doutores e Mestres renomados de instituições consagradas, com vastos conteúdos de conhecimentos e excelente didática de ensino."

Rodrigo Vieira de Barros,
Aluno FIA Online"Por toda a minha carreira profissional eu sempre fui resistente à treinamentos on-line, mas depois de iniciar na pós em Gestão em Recursos Humanos da FIA mudei meus conceitos. Primeiramente pela quebra de paradigmas com relação à plataforma da FIA, muito interativa e intimista. Em segundo lugar os professores, todos muito competentes, com vasta experiência profissional e de vida acadêmica! Cada aula me traz um grande aprendizado."

Isabella Alonso,
Aluna FIA Online"Procurei muito uma pós-graduação que me permitisse conciliar a minha rotina de trabalho sem perder na qualidade dos estudos e ainda contasse com o viés acadêmico que a FIA possui. Posso estudar nos horários mais convenientes para mim, contando com uma plataforma excelente e de fácil utilização, além do altíssimo nível de conteúdo das aulas, podcasts, webinars, estudos de caso e curadoria de cada disciplina."

Anderson Carvalho,
Aluno FIA Online"A Fia tem sido uma grata surpresa, digo isso por ser já a minha terceira tentativa de fechar uma pós em EAD e nenhuma das anteriores que iniciei percebi esse nível da FIA (...) Com um portal de simples manuseio, propicia ao usuário uma rápida experiência de utilização do conteúdo, e que conteúdo, professores com bagagem, referências em suas áreas de atuação, uma atenção em nos passar a matéria de uma maneira clara que é impressionante, no detalhe."